terça-feira, 27 de abril de 2010

OS DOIS LADOS DA MOEDA


Atualmente existe uma preocupação maior em relação à alimentação e consequentemente a qualidade de vida, os professores em suas explanações sempre estão falando sobre a importância dos nutrientes para o desenvolvimento corporal e mental do ser humano, principalmente dos jovens em atividades pedagógicas, é como se costuma dizer: você é o que você come. Porém, esse discurso está sendo apenas teórico, pois o que se fala na sala de aula está sendo desmanchado no momento que nossos alunos descem para o refeitório (cozinha) para realizarem seus dois lanches diários e almoço dois dias por semana.

A qualidade da alimentação, infelizmente, não é das melhores, o almoço que ano passado (2009) era preparado na escola hoje chega pronto à escola por volta das 7:30h, ou seja, no mínimo essa comida é preparada 6 horas antes de ser servida. O lanche é outro problema nutricional grave, na concepção de um leigo, pois resume-se a alimentos industrializados como biscoitos recheados (haja açúcar) e mini-pizzas (haja gordura). O suco, mesmo dito natural, é motivo de aposta entre alunos, para ver quem acerta qual o sabor, certa vez chegou-se a dizer que um determinado suco se tratava de “guaragoiaba”, mas não pensamos que seja uma nutritiva mistura de guaraná e goiaba e sim uma mistura de garapa e um cheirinho de alguma goiaba bem madura, quase estragada.

Mas algo não ficou explicado ainda, cadê a empresa responsável pela alimentação no ano passado, que possuía 100% de aprovação? Ficou encalhada nos processos licitatórios, nossa “boa” e “honesta” licitação pública. Uma possível arma de poder para se deixar claro as concorrências e o uso do dinheiro público em empresas terceirizadas voltou-se contra a população.

Não sabemos o critério utilizado em tal licitação pública, mas sabemos o seu resultado, de um lado da moeda o preço para o Governo do Estado deve ter diminuído, economizando valiosos centavos que serão revertidos em mais investimentos para a educação, assim esperamos, do outro lado da moeda a qualidade da alimentação tão discutida e provada cientificamente como preventiva para tantos males diminuiu. Resta apenas torcer para que sejam revistas algumas ações dessa empresa e para que nossos intestinos resistam.

Prof.º WILKER MELO

domingo, 25 de abril de 2010

Levantar a cabeça e seguir em frente


O I Bimestre está terminando, é apenas um pequeno passo nessa grande caminhada, que é a procura do saber, a conquista do futuro começa a cada dia que entramos na escola com o intuito de aprender sempre e sempre. É a hora de aprender com nossos erros e acertos, talvez seja hora de correr atrás de algo de deixamos escapar, porém, nunca é tarde pra recomeçar.




Se eu pudesse deixar algum presente a você, deixaria aceso o sentimento de amor à vida dos seres humanos. A consciência de aprender tudo o que nos foi ensinado pelo tempo afora. Lembraria os erros que foram cometidos, como sinais para que não mais se repetissem. A capacidade de escolher novos rumos. Deixaria para você, se pudesse, o respeito aquilo que é indispensável: alem do pão, o trabalho e a ação. E, quando tudo mais faltasse, para você eu deixaria, se pudesse, um segredo. O de buscar no interior de si mesmo a resposta para encontrar a saída. (Mahatma Ghandi)

quinta-feira, 22 de abril de 2010

ATIVIDADE PEDAGÓGICA PRÁTICA







ATIVIDADE PEDAGÓGICA PRÁTICA
CONTEÚDO: Atrito


OBJETIVOS: Construir juntamente com os alunos os conceitos básicos sobre o atrito, suas causas e seus efeitos, esses que interagem em situações de deslocamento entre os corpos envolvidos no movimento.


METODOLOGIA: Dividir cada turma em 6 grupos igualmente, sortear experimentos diferentes a serem realizados por esses grupos, todos relacionados ao atrito e suas causas e efeitos.
Após um tempo de 2 semanas houve a apresentação desses experimentos para toda a turma, onde cada grupo explanava o procedimento a ser realizado e ao final relatava o que foi observado, sempre provando tal observação com um conceito da Física.
Ao final houve a solicitação de um relatório sobre todos os experimentos observados.




RESULTADOS OBTIDOS: Foi compreendido a definição de atrito durante os experimentos de uma forma prática, como também foi incentivado a pesquisa, o trabalho manual e o trabalho em grupo.
Também foi incentivado a produção de texto, pois, ao final das apresentações foi construído um relatório, individualmente, sobre as situações apresentadas e as conclusões obtidas.