quinta-feira, 25 de novembro de 2010


Alguns dos visitantes do 1° Dia (24/11/2010) de visitação do grupo de "Inovações Tecnológicas nos últimos 25 anos"

Apresentação cultural na III Mostra Pedagógica

A aprtesentação foi baseada no Tema da III Mostra Pegagógica: Redescobrindo a cidade Maurícia.
Foi realizado um pequeno resgate histórico sobre Maurício de Nassau e a invasão holandesa em Pernambuco.
Com o objetivo principal de mostrar a interação entre os povos independetemente de raça, cor, religião ou situação econômica, foi montada a encenação que foi apresentada abaixo:



Parte 1



Parte 2




Parte 3

terça-feira, 23 de novembro de 2010

III Mostra de Inovações Pedagógicas - Recife/PE

Dias 18 e 19 de Novembro nos encontramos em Recife com outras 159 escolas de referência para uma troca de conhecimentos, vários trabalhos foram exibidos em stands, e outros tantos apresentados no palco como apresentações culturais.

Abaixo temos a preparação do nosso stand que apresentou a fabricação de sabonetes: (mais detalhes sobre o trabalho na próxima postagem)




Nossos momentos de refeições foram ilários, teve gente "roubando" comida deixada por outros clientes, disputa de quantidade de comida, resumindo... Muita alegria. (Graças a Deus ninguém fotografou alguns momentos, KKKK)






Um momento legal para alguns alunos e também para nós professores foi quando alguns conheceram o mar pela primeira vez, mesmo sendo a noite eles se deliciaram na areia com brincadeiras, "molha canela" e claro fotos legais.






Outros momentos legais aconteceram dentro do carro de transporte, brincadeiras, músicas piadas, ou seja, muita interação entre todos. (Pena que estavamos divididos em 2 carros e isso acabou dividindo o grupo mesmo quando parávamos)

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Construção de um aquecedor solar de água

Na última semana as turmas de 2º ano "A" e "B" terminara a construção de um aquecedor solar de água, para tal foram utilizados materiais reciclados e outros que foram adquiridos com divisão de custos.

-30 garrafas PET transparentes
-30 caixas de leite ou outras embalagens tipo TETRA PARK
-7 m de cano PVC
-Cola de cano
-Tinta óleo preta
-Cano tipo joelho
-Cano tipo T
-Fita isolante
-Balde

Após a montagem esse foi o resultado:


Com esse trabalho foram trabalhados vários conceitos de Física: luz, calor, tranferência de calor, densidade da água e temperatura.


Foi também trabalhado temas transversais, como é o caso da Ecologia, já que trabalhamos com material reciclável, e também a economia de eletricidade, usando uma fonte de energia renovável: A ENERGIA SOLAR.
Abaixo está o esquema do funcionamento do aquecedor solar, com base nos conceitos da Física: